O Portal Caso Braskem foi criado pelo Governo de Alagoas para que haja um canal de disseminação direto do estado para o povo, em que se pode ter uma melhor troca de informações e mais clareza sobre a situação envolvendo o crime socioambiental cometido pela Braskem. O Governo de Alagoas, em ação conjunta entre todas as suas secretarias, vem mapeando a situação dos bairros afetados pelo desastre e coletando dados que serão importantes para definir quais ações podem ser tomadas para auxiliar todos aqueles que foram prejudicados de alguma forma. Neste site, disponibilizamos os relatórios realizados por nossas secretarias que ajudam a compreender toda a situação do local afetado e da população que nele habitava, contendo informações sobre os impactos sociais, ambientais, fiscais e financeiros que o desastre provocado pela Braskem causou.
O desastre ambiental causado pela Braskem é decorrente de décadas de exploração irregular das minas de Sal-Gema, localizadas na região da Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, que causou uma fragilização do solo do local. Desde 2018, cinco bairros da cidade de Maceió vem sofrendo com o afundamento do solo devido ao iminente colapso das minas. No total, existem 35 minas formadas pela Braskem dispostas nos arredores dos 5 bairros, com apenas uma, a mina 18, tendo colapsado até o momento. Segundo a Defesa Civil Municipal, estima-se que mais de 46 mil imóveis precisaram ser desocupados devido ao risco de afundamento da região, com quase 60 mil pessoas sendo afetadas.
Por meio de todos os dados e informações coletados e apresentados neste site, o Governo de Alagoas busca apresentar planos para fazer justiça ao cidadão que teve sua vida prejudicada por esse desastre, ajudando nas realocações de pessoas e propriedades, preservando a riqueza cultural que existia na região, tomando medidas para auxiliar economicamente todos que tiveram suas atividades prejudicadas pelo ocorrido e fazer com que cada cidadão e cada família receba a indenização que lhe é de direito, a ser paga pela Braskem.